domingo, 21 de março de 2010

Lesões ligamentares no JOELHO


O joelho é uma articulação que permite movimentos de flexão, extensão e alguns graus de rotação. Sua estabilidade medial e lateral é provida através de ligamentos medial e lateral resistentes ( lig.colateral medial e lig.colateral lateral ), enquanto sua estabilidade anterior e posterior é provida pelos ligamentos cruzados anterior e posterior. Deste modo os ligamentos são vulneráveis a qualquer movimento que force o joelho a mover-se em planos anormais, e tais lesões são relativamente comuns em esportes que grande esforço físico ( futebol, corridas, maratonas, TRIATHLON, entre outros ).
Um ligamento pode ser distorcido ( distendido com ruptura de poucas fibras ) ou pode ser rompido parcial ou até completamente.
1. Rupturas do ligamento medial
Como o lado externo do joelho está mais exposto é o mais frequentemente lesado, ele é o mais rompido que qualquer outro ligamento do joelho. Uma violenta batido sobre o lado lateral, forçando o joelho em valgo estaremos rompendo ou distendendo o ligamento medial.
Dependendo da força do trauma podemos não só lesar este ligamento, mas também lesar menisco medial, lig.cruzado anterior ( tríade infeliz descrita por O`DONOGHUE.
• TRATAMENTO: Nas rupturas parciais o único tratamento necessário é a aspiração da hemartrose e a imobilização do joelho estendido por 6 semanas, onde o indivíduo será forçado a realizar exercícios isométricos do quadriceps.
Nas rupturas completas do ligamento medial ( em especial às ligadas ao lig.cruzado anterior ), a articulação do joelho está instável, sendo preciso em jovens e atletas a exploração cirúrgica imediata da articulação, fazendo o reparo cirúrgico do ligamento rompido e cápsula se estiver rompida, após cirurgia imobilização do joelho por 6 semanas.
2. Rupturas do ligamento lateral
As rupturas do ligamento lateral são menos comuns que a do medial, uma complicação única das rupturas do ligamento lateral é a lesão por tração do nervo fibular comum, que pode ser irrecuperável.
• TRATAMENTO: IDEM AO LIG.COLATERAL MEDIAL.
3. Rupturas dos ligamentos cruzados
Os ligamentos cruzados podem ser rompidos em associação as lesões dos ligamentos medial e lateral, mas podem também ocorrer isoladas do ligamento cruzado. Assim a tíbia é dirigida para frente em relação ao fêmur ou vice – versa ou até mesmo quando a articulação é hiperestendida, o ligamento cruzado anterior pode ser rompido ( pode-se fazer o teste de gaveta anterior para confirmar a instabilidade do joelho ).
O mecanismo reverso da lesão pode trazer uma lesão do cruzado posterior ( pode-se fazer o teste de gaveta posterior para confirmar instabilidade do joelho ).
• TRATAMENTO: o reparo cirúrgico é difícil e a forma mais razoável de tratamento para não atletas é a imobilização do joelho em cilindro gessado, o indivíduo pode caminhar com o aparelho gessado após 6 semanas e realizar exercícios isométricos do quadríceps. Em atletas ativos que exigem boa estabilidade do joelho, métodos de reparação intra e extra-articular são efetivos.
4. Complicações das lesões ligamentares do joelho
A complicação mais desagradável especialmente em atletas é a instabilidade residual da articulação do joelho. Exercícios ativos são indicados e auxiliam a desenvolver a força dos músculos ( particularmente do quadríceps )
A reparação tardia pode necessitar de reparações cirúrgicas reconstrutivas.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://medicinadaaventura.vilabol.uol.com.br/LCA.jpg&imgrefurl=http://medicinadaaventura.vilabol.uol.com.br/lca.htm&h=530&w=617&sz=84&tbnid=Zw9ymT8ya3dA0M:&tbnh=117&tbnw=136&prev=/images%3Fq%3Dles%25C3%25A3o%2Bligamentar&usg=__K-t_5NieuS9Wc3oKAXl4IXzzvJQ=&ei=GxymS-rGFc2PuAeaqZGIAg&sa=X&oi=image_result&resnum=6&ct=image&ved=0CBcQ9QEwBQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário